sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Vestibular


27ª. BRANCO.
Cuidado! Administre o branco, não fique desesperado. Às vezes, um aluno mediano, de cabeça-fria, se sai melhor nos vestibulares em função de sua calma.
Na hora da prova, a pessoa com excesso de ansiedade pode apresentar sintomas como taquicardia, distúrbios gastrointestinais, transpiração em demasia (sudorese), entre outros.
O que fazer na hora do branco? Nada!  O vestibulando deve acalmar-se, pensar em coisas boas naquele momento. Se cumpriu todas as obrigações, estudou, preparou-se, não precisa se preocupar.

28ª. CADEIRAS.
Escolha cadeiras confortáveis, que, depois de horas de estudo, não causem dores na coluna, nos braços e nas pernas.
Ficar deitado ou recostado na cama pode causar sérios problemas posturais. Nunca estude deitado, para não cair no sono.

29ª. CÁLCULOS.
Além da interpretação cuidadosa dos enunciados das questões, os vestibulandos devem redobrar a atenção nos cálculos. Qualquer descuido será fatal.

30ª. CALIGRAFIA.
As anotações bem feitas serão de grande valia na hora de estudar em casa.
A boa letra dos textos nos cadernos, nas aulas de Redação e nas provas dissertativas contribui para o sucesso do estudante.
A letra legível nas provas e redações (não precisa ser redondinha, pedagógica) contribui para que o avaliador entenda o pensamento e as respostas do aluno.

31ª. CALMA.
Não dá para estudar tudo de uma só vez!
Mantenha-se calmo, pois só assim terá condições de se concentrar e de fazer uma boa prova.
Vá com calma. Lembre-se de que relaxar é importante e não deve ficar fora de sua programação!
Reservar um pouco de tempo para o esporte, o lazer, a diversão e a vida social também é fundamental


32ª. CANETA, LÁPIS.
Não desafine na hora da prova!
Caneta ou lápis na mão, deslizando pela questão. É uma dica que dá até rima de samba.
Mas é bom ficar ligado nas perguntas, nos textos e nos temas das redações. Sublinhar os pontos importantes é uma boa maneira de identificar o que realmente se pede.
Deixe de lado o que não interessa na compreensão do enunciado e fique atento para verbos como “cite”, “explique”, “justifique”, que direcionam sua resposta. Não responder o que o exame está pedindo é meio caminho andado para o samba desandar.
 
33ª. CANSAÇO.
O cansaço deve ser respeitado. Não lute contra ele. Pode ser uma tremenda furada!
Não ultrapasse os limites do seu corpo. Quando estiver muito cansado, deite e durma. No dia seguinte, ou mesmo depois de algumas horas, acordará com mais disposição, com certeza! 
 
34ª. CARREIRA. PROFISSÃO.
É muito importante escolher algo de que se vá gostar.
O fator "grana" também pesa bastante na escolha da profissão.
Não se engane: não há carreira que garanta prosperidade financeira.
Fale com amigos, familiares, professores, profissionais da área. Com essa "bagagem", terá condições de tomar uma decisão mais tranqüila e com maiores chances de acerto.
O mercado e as perspectivas de um futuro crescimento também têm que ser levados em conta. Muitas carreiras têm grande oferta de profissionais e fraca demanda de vagas, provocando altos índices de desemprego.
Escolher uma carreira não é uma tarefa fácil. A tomada de decisão é sempre cercada de dúvidas, emoções e influências. Nessa hora, é preciso pesar cada opinião, desejo e vocação para fazer a escolha certa. Nunca desconsidere as pressões familiares, que são inevitáveis. Afinal, seguir a profissão do pai e manter a tradição familiar ou ser o "primeiro médico na família" é o sonho de muitos lares. Nada de errado nisso, desde que respeitem suas convicções e que não o levem a perder de vista seus planos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário