14ª. ATUALIZAÇÃO.
Manter-se atualizado é tão importante quanto estudar.
Intensifique o seu grau de atualização, especialmente por meio da leitura de jornais, revistas e pesquisa na Internet.
15ª. AULAS.
Mantenha a atenção nas aulas. É o melhor momento da aprendizagem.
A assiduidade às aulas é fator de sucesso, pois é difícil achar quem substitua a explicação do professor. É a comunicação direta, dinâmica e viva. Na lousa, as setas facilitam a percepção rápida. Há concomitância de palavras, gestos, figuras. O professor sabe de antemão os pontos mais obscuros, que apresentam mais dificuldades.
Há alunos que procedem como turistas. Aparecem de vez em quando para fazer suas visitas e, no fim do ano, se tornam especialistas em cálculos de porcentagem de faltas: aborrecem professores e funcionários da secretaria e estão sempre à deriva, em vias de entrar pelo cano.
16ª. AULAS PARTICULARES.
Há alunos de escolas particulares que fazem cursos paralelos de Português, Matemática e outras disciplinas.
Aluno acostumado a aulas particulares acaba “bagunçando” na escola regular, já que depois é tudo explicado novamente. Além disso, torna-se dependente nos estudos, nunca estudará sozinho e jamais será um autodidata.
Há pais que enchem seus filhos de cursos paralelos à programação escolar. Aprender língua estrangeira, música, algo que a escola regular normalmente não oferece, é bom; sobrepor novo conteúdo àquilo que normalmente é desenvolvido nos cursos normais é prejudicial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário